top of page

GLOWINGROAD

 

O nome escolhido para a nossa empresa foi GlowingRoad. A razão da escolha deste nome deve-se à junção da característica das nossas tintas, que é a fluorescência (Glowing) e o local de aplicação das nossas tintas que são as estradas rodoviárias (Road). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1 Espaço fabril

 

Após uma análise de valores estatísticos fornecidos pela Associação Portuguesa do Ambiente, foi decidido que a nossa empresa se irá situar na cidade do Porto, uma vez que é o distrito de Portugal onde a recolha de óleo é maior.

A sua projeção será muito simples, ou seja, irá ser constituída por dois andares e um parque de estacionamento a circundar o edifício, onde iremos colocar um reservatório de óleo subterrâneo.

 

1.1.1 Dimensões requeridas para o espaço fabril

 

No rés-do-chão, poderemos encontrar o nosso espaço fabril que será constituído por 7 máquinas, todas elas ocupando aproximadamente 35,28 m2 e, considerando o espaço necessário para uma boa circulação, serão necessários cerca de 70 m2. Teremos ainda a entrada principal composta por um elevador e uma sala de controlo para o segurança, que no total corresponde a 20 m2. Uma divisão também necessária será o WC, que ocupará cerca de 15 m2. Por último, existirá um laboratório de 10 m2 que possuirá um HPLC para análise de óleos.  

Organizar-se-á da seguinte forma:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto ao primeiro andar, existirão dois gabinetes para os engenheiros que serão empregues, que servirá como espaço de desenvolvimento e pesquisa de novas técnicas, bem como um local para pequenas reuniões com trabalhadores ou pessoal exterior. Será então, um espaço muito simples que não ocupará mais de 15 m2 cada. Haverá ainda WC com a área de 20 m2 e ainda uma sala onde os trabalhadores poderão usufruir do seu merecido descanso. Para o WC e a sala mencionada anteriormente serão necessários cerca de 35 m2. Por último, teremos uma sala de reuniões, local onde serão tomadas medidas de grande relevo, ou seja, pretendemos que seja um local com bastante espaço, aproximadamente 35 m2. Na figura 2 encontraremos a planta deste local:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No total, a nossa empresa precisará de um terreno de 200 m2. De acordo com a figura 14, constata-se que o terreno inclui um parque de estacionamento, onde estará colocado um reservatório subterrâneo para óleos (região a amarelo) e o espaço para a  circulação dos veículos e das pessoas (região a cinzento). A opção de colocarmos o reservatório fora do edifício deve-se ao facto de o óleo ter que ser “puxado” por uma bomba e isso causar perturbação, devido ao barulho, aos funcionários.

Concluindo encontra-se a região A corresponde ao edifício da empresa, onde se encontra a recepção, o sistema de produção e um WC (1º andar) e gabinetes, sala de reuniões e de descanso e um WC (2º andar). As setas simbolizam os sentidos de trânsito para a circulação tanto dos veículos dos funcionários como de veículos de pessoal externo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1.2 Layout do espaço fabril

 

O layout de um espaço fabril corresponde ao modo como os diferentes departamentos/secções estão organizados dentro da empresa. Cada departamento apresenta o seu layout com a diferente disposição dos equipamentos que o constituem. Na secção de produção encontra-se a disposição e áreas de armazenamento e de deslocação para o exterior das máquinas, ferramentas, equipamentos e produtos finalizados.

O layout do nosso sistema de produção pode ser analisado no seguinte esquema:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1.3 Classificação do sistema de produção

 

Na tabela seguinte encontra-se a informação relativa à classificação do sistema de produção:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.2 Trabalhadores  

    

Outra informação importante a referir é o número de trabalhadores que a empresa vai necessitar. No nosso caso precisamos de 5 funcionários estando a informação apresentada na seguinte tabela:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será ainda necessário contratar empresas para outsourcing entre as quais:

  • Distribuição: Os custos de seguro, despesas de gasóleo, manutenção e a aquisição do camião são demasiado elevados, e será mais rentável fazê-la através de uma distribuidora (outsourcing) em que se pagaria apenas a quantidade de tinta entregue (ex: 3 €/lata);

  • Assessoria jurídica, informática e contabilidade;

  • Marketing e business development.

Quanto a estas empresas seria necessário avaliar a situação e o momento do contrato, pois estes serviços seriam requisitados quando realmente necessários. Assim, contrariando a opção de estes serviços serem efetuados por empregados permanentes, diminuiríamos os custos de recursos humanos.

Legenda:

A - recipiente subterrâneo

B - Filtro

C - Recipiente

D – HPLC

E – Reator

F – Misturadora

G - Embaladora

H – Receção

I - WC

Figura 2: Planta do rés-do-chão.

Legenda:

 

A – Sala de reuniões

B – Sala de descanso

C – WC

D – Corredores para aceder as várias divisões

E – Gabinete do engenheiro químico

F – Gabinete do engenheiro de gestão industrial

G – Escadas de saída de emergência

Figura 3: Planta do 1ºAndar

Legenda:

 

A – Edifício da empresa

B – Reservatório de óleo subterrâneo

Figura 3: Planta do Terreno

Figura 4: Layout de Produção 

Legenda:

A – reservatório subterrâneo 1000 L

B – Filtro: 0.5 m

C - Recipiente: 1 m de largura por 2 m de comprimento

D – HPLC: 0,5 m de largura e 0.25 m de comprimento

E – Reator: 1.5 m de largura e 5 m de comprimento

F – Misturadora: 2 m de largura e 3.5 de comprimento

G – Embaladora: 1.5 m de largura e 7 m de comprimento

bottom of page