top of page

EMBALAGEM

Sendo o estado físico do nosso produto líquido, torna-se essencial a criação de uma embalagem que garanta o seu armazenamento temporário  o proteja. A nossa embalagem vai assumir o estatuto de embalagem de venda, ou seja, encontra-se em contacto direto com o produto.

Assim, desenvolvemos a nossa embalagem tendo como base as competências adquiridas na unidade curricular de Cálculo EE.

 

1.1 Cálculo no projeto

 

Foi-nos requerido, no que concerne a Cálculo EE, que desenvolvêssemos uma embalagem utilizando sólidos de revolução, ou seja, um sólido gerado pela rotação de uma região plana em torno de um eixo, e utilizássemos os conhecimentos adquiridos relativamente a equações e integrais, para assim calcular o volume e área de superfície do mesmo.

 

      Cálculo do volume

 

 

 

 

 

 

 

Figura 17 - Formato da embalagem

 

 

Na figura ao lado encontra-se representado o formato que terá a embalagem. A sua forma permite que a base superior e inferior de duas embalagens encaixem uma na outra, permitindo deste modo minimizar os espaços livres existentes entre elas aquando o seu empilhamento.

 

Para que o transporte destas embalagens seja facilitado, a embalagem irá possuir umas pegas laterais. Para tal, teremos de retirar dois espaços, em posições diametralmente opostas, de modo a ser possível a colocação das duas mãos, tal como representado na seguinte figura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 18 - Representação das pegas laterais da embalagem

 


Para a representação das funções, recorremos ao site https://www.desmos.com/, funções estas que estão representadas na figura seguinte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 19- Representação das funções da embalagem

 

Uma vez que se pretende que cada embalagem de tinta tenha a capacidade de 30 litros, as dimensões apresentadas foram escolhidas de modo a perfazer um volume aproximadamente de 30 dm3, encontrando-se, portanto, os valores acima representados em decímetros. 

Considerando que a nossa embalagem se obtém através da rotação da figura sombreada em torno do eixo O , o volume total da embalagem pode ser calculado através da seguinte forma:

 

 

 

 

 

 

Assim, o volume total será: Vtotal = 2,47 + 27,50 + 1,03 = 31 dm3

 

Para o cálculo do volume final teremos de retirar o volume correspondente ao espaço que as pegas laterais ocuparão ao volume total da embalagem.

Tendo em conta que as seguintes dimensões se encontram em centímetros e considerando que as pegas são geradas pela rotação da área sombreada representada abaixo em torno do eixo Ox iremos calcular o seu volume. Como as pegas não vão estar à volta de toda a embalagem, ter-se-á que dividir a fórmula que nos permite o cálculo do seu volume por 4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 20- Representação das funções correspondentes às pegas laterais

 

O volume total das pegas será então calculado da seguinte forma:

 

 

 

 

Portanto, o volume ocupado pelas pegas será:

Vpegas = 77,048 + 113,10 + 262,24 = 452,4   0,452

 

Finalmente, o volume da embalagem será:

 

Volume da embalagem = Volume total – Volume das pegas= 31 – 0,452

 

Assim, tal como pretendido, o volume da embalagem terá a capacidade de 30 dm3.

 

     

1.2 Eco-design da embalagem

 

Inicialmente, pretendíamos criar uma embalagem em que fosse possível evitar os espaços livres existentes entre estas durante o seu processo de transporte, tal como está representado na seguinte figura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 21 - Representação dos espaços livres existentes entre as embalagens de tinta

 

 

Contudo, com a limitação da embalagem ter de ser desenvolvida como sendo um sólido de revolução,  não seria possível evitar o espaço livre aquando o empilhamento. Assim, chegamos à conclusão que a forma cilíndrica era a que menos desperdiçava espaço, e, desse modo, fizemos algumas alterações a essa forma base para a tornar mais apelativa. Optamos então, para facilitar o empilhamento, adotar uma forma em que fosse possível encaixar as embalagens a partir da sua parte superior e inferior.

Para além disso, incorporamos pegas laterais, que se mostram ergonómicas por se adaptarem às mãos dos utilizadores e facilitam o levantamento do peso associado ao produto.

bottom of page